sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Logística na Amazônia


Analisando os números referentes ao transporte de mercadorias na região Norte, vemos a extrema dificuldade imposta às empresas. Em setores econômicos onde um bom serviço de logística é essencial, a rentabilidade depende fundamentalmente da otimização do sistema de abastecimento. Dos 6200 quilômetros de rodovias, apenas 20% são pavimentados, os portos são poucos e deficientes. Cabe ao gestor alternar esses meios de transporte, principais na região amazônica, a fim de montar um sistema modal eficiente e estável.


A grande extensão da região e a densidade populacional (4,44% da densidade populacional da região Sudeste) aumentam ainda mais os custos. Os centros de consumo são distantes uns dos outros, normalmente são montados dois CD (Centro de distribuição) com base em Belém e Manaus, soma-se a dificuldade advinda do transporte, obrigando as empresas a trabalharem em horários incomuns para munir seus clientes de mercadoria em tempo hábil.


Mas essas dificuldades contrastam com um cenário de crescimento da renda da região, 15 milhões de famílias são atendidas por programas assistencialistas do governo federal, com crescimento das vendas no varejo acima da média nacional, crescimento da produção industrial e etc. Fazendo uma cotação da região dentro dos planos de expansão de algumas empresas, vemos que ela está se tornado uma área cada vez mais estratégica, e quem sair na frente ocupará as maiores fatias do mercado.

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