terça-feira, 23 de outubro de 2007

AmBev tem planos para a aquisição da Cerpa

A AmBev, líder do mercado brasileiro de cerveja, planeja crescer na região Norte, o que poderá ser feito através da impantação de uma nova planta na região ou através da aquisição da Cerpa, a cervejaria instalada em Belém. A notícia foi publicada nesta quinta-feira (11) pelo jornal Valor Econômico.Procurada, a Cerpa negou a informação e a AmBev disse que 'não há negociação em curso.'


Segundo apurou o Valor, a Cerpa enfrenta dificuldades financeiras e a aquisição da cervejaria seria uma saída para a AmBev resolver rapidamente o problema de falta de capacidade produtiva que enfrenta desde o ano passado. Os benefícios fiscais que a Cerpa tem são um atrativo adicional.

Diz mais o Valor: A compra seria feita nos moldes da aquisição da Cintra, empresa adquirida pela Ambev em março deste ano para suprir a demanda por produção. A marca Cintra não foi incluída na negociação - a Cintra tinha opção de venda - mas o prazo expira no próximo dia 28 e é praticamente certo que acabe nas mãos da própria AmBev, que pagará US$ 10 milhões pelo ativo.


A Cerpa tem uma fábrica moderna em Belém, mas usa menos da metade da capacidade de produção. Um de seus principais produtos é a Cerpinha, produto da categoria super premium. Em Belém, a Cerpa, que já concorreu de perto com as marcas da AmBev, tem hoje uma participação de mercado de 4,9%, atrás de Skol, Antarctica, Nova Schin e Kaiser. Cerpa também atua em águas e refrigerantes.

A AmBev anunciou no início deste ano o interesse em construir uma nova planta na região Norte - a que mais cresce no Brasil em vendas de cerveja, segundo dados Nielsen. De janeiro a agosto, a região cresceu 14% em volume de vendas, contra a média nacional de 6,8%. Considerando-se a localização das fábricas da AmBev no Norte e Nordeste, o Pará é um dos Estados mais bem localizados em termos de logística e escoamento da produção. AmBev tem fábricas em Manaus, Teresina e São Luis.


Com mais de 67% do mercado cervejeiro, além do portfólio de refrigerantes, a AmBev já sinalizou algumas vezes que precisa ampliar a produção. No final de 2006, por pouco, não faltou produto das suas marcas nas prateleiras.

0 comentários:

About This Blog

About This Blog

  © Blogger template Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP